quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Downloads benéficos ou maléficos

Ultimamente, o número de downloads de músicas feitos na internet vem aumentando cada vez mais. Afinal, isso é bom ou ruim para o artista/ a banda?

Através da internet é mais fácil a divulgação e o "espalhamento" de música, isto porque um grande número de pessoas tem acesso a ela e as pessoas costumam indicar sons a outras pessoas (salve exceções citadas no meu outro post, rs).

Em contrapartida, também costuma-se baixar os álbuns inteiros de artistas na internet. E é devido a isto que o consumo dos CDs vem diminuindo cada vez mais. Uma maneira do governo fazer com que esse cenário se reverta foi a redução de taxas incidentes sobre a fabricação e comercialização de CDs, DVDs e afins. Porém esta redução não foi muito significativa (em torno de 5% a 10%) e não é a solução dos problemas.

A solução talvez seja o adaptamento dos músicos ao meio, como vem feito alguns. A cantora Mallu Magalhães, por exemplo, quando lançou seu primeiro disco, fez um projeto em que consistia em lançar uma música de seu álbum a cada dia e deixá-los disponível para baixar gratuitamente por um certo período de tempo. Além disso ela também, juntamento com a empresa de celular vivo, lançou um celular com o álbum completo dentro deste. A banda Jennifer Lo-Fi e muitas outras, vem fazendo Web Shows, onde os músicos somente colocam uma webcam para filmá-los e transmitir a imagens em diversos lugares do planeta.

Um site que vem se tornando mais útil e conhecido entre os músicos e ouvintes da música é o TramaVirtual. Site este que divulga a música independente e também lança álbuns virtuais. O site dá dinheiro ao músico conforme vai recebendo mais downloads.

Os músicos hoje em dia já não ganham em cima dos CDs e sim em cima dos shows que dão. O grande lucrador na venda de discos são as grandes gravadoras, embora haja muitas bandas independentes que não tem contrato com nenhuma gravadora.

Para não perder o costume, ai vai um vídeo da música Elephant Gun da banda Beirut:



/ramon

2 comentários:

  1. aoshauioshaius essa musica ficou bem famosa por causa da mini serie da globo "capitu"

    ResponderExcluir
  2. nem sabia que toco essa musica la ;p

    ResponderExcluir